ATENÇAO ALUNOS!!!

PARA CADA ETAPA DO PAS ,POSTAREI QUINZENALMENTE ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURAS,APRECIAÇÃO DE OBRAS DE ARTE E MÚSICAS DE ACORDO COM O SUBPROGRAMA DISPONÍVEL NO SITE DO CESPE/PAS/UNB.BOA SORTE.MARCELA

sábado, 28 de maio de 2011

2ª ETAPA_TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE AS OBRAS DO PAS e marque apenas uma alternativa

1.Reflexões a respeito dos limites do conhecimento angustiam os personagens na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, uma narrativa de impregnações shakespearianas .São os personagens:
a.Capitu e José Antônio
b.Prima Justina e Antônio
c.Capitu e Bento Santiago
d.Capitu e padre Escobar


2.As relações de amor, traição, honra e fidelidade são temas abordados de forma irônica nas músicas abaixo.Identifique a alternativa que não é sugerida pelo PAS:
a.Devagar,devagarinho de Martinho da Vila
b. Subida do Morro, samba de Moreira da Silva
c. Você não soube me amar, da Blitz
d.Quereres, de Caetano Veloso

3. A pergunta central acerca da natureza do conhecimento pode se desdobrar em outras questões como: O que é a verdade? O que é a verdade científica? Como a Ciência é produzida? Como ela é difundida? O que a distingue das demais formas de conhecimento? Ela é mesmo neutra e objetiva? Que limites há entre ficção e realidade? Qual o sentido e o uso do conhecimento no cotidiano? Dessa natureza também se destacam entre tramas e personagens da obra............................................, de Voltaire.Os limites entre a ficção e a realidade foram questionados no teatro do final do séc. XIX e início do séc. XX.Identifique o nome da obra:
a.Candura
b.Cândido
c.Cândida
d.Candinha

4. A obra Ensaio Sobre o Entendimento Humano, de John Locke, publicada em 1690, precisamente em sua primeira parte é destinada à crítica do inatismo cartesiano.Qual é a nacionalidade do filósofo?
a.Inglês
b.Austríaco
c.Alemão
d.Italiano

5. O Mito, a Arte, a Técnica, a Filosofia e a Religião podem instigar reflexões contraditórias à Ciência, contribuindo para pensar a respeito da dialética entre a racionalidade e o bom-senso,
a razoabilidade e o senso comum, o ser e o não ser numa mesma realidade.Reflexões dessa natureza percorrem as obras :(Identifique aquela que não é sugerida pelo PAS)
a De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? 1887, de Paul Gauguin
b. Redenção de Cam, 1895, de Modesto Broccos y Gomes;
c. Metamorfose Cultural, 1997, de Nelson Screnci
d. Leda e o cisne de Leonardo da Vinci.

6. É senso comum acreditar que o talento é inato, ou obra divina. Porém, vale questionar: Será que qualquer um de nós não poderia aprender música em algum nível? A aprendizagem musical não dependeria mais do contexto cultural do que de outros fatores? Seguem abaixo exemplos da importância do contexto social na produção e na aprendizagem musical.Qual deles não é sugestão do PAS?
a.Dino Rocha (Para ti Ponta Porã)
b. Sivuca (Feira de Mangaio)
c.Victor e Léo (Borboletas)
d. Toninho Ferragutti (Forró Classudo)

7. Os mesmos questionamentos podem ser feitos a respeito do teatro. Haveria
talento inato ou apenas formação acadêmica? Por exemplo, a .................................,
surgida na Itália (séc. XVI), foi fruto de expressão popular; o teatro de rua, que utilizava expressão corporal, música, elementos circenses, máscaras e falas improvisadas foi uma das principais expressões profissionais do teatro, que não exigia conhecimento acadêmico por parte dos artistas.Complete o nome da obra:
a. Comédia del’arte
b. Drama del’arte
c. Tragédia del’arte
d. O povo e del’arte


8.A respeito da produção artística, é ainda importante considerar os processos de divulgação. Que critérios são usados por ela para seleção de músicas e artistas? Quais as contribuições dela a esse respeito? Que problemas ela pode provocar? A indústria fonográfica e sua influência na escuta dos indivíduos, seus gostos e preferências musicais podem ser discutidos a partir de músicas como: (Identifique aquela que não foi sugerida pelo PAS)
a.Billie Jean, de Michael Jackson,
b.I dreamed a dream, do musical Les misérables, de Claude-Michel Schönberg, com orquestração de John Cameron e letra de Herbert Kretzmer, cantada por Susan Boyle.
c. Carmem Miranda (Disseram que eu voltei americanizada)
d.Elvis Presley Love me tender

9. Que produções artísticas vinculadas às questões religiosas e mitológicas definem ou favorecem concepções de mundo, de ser humano e de conhecimento relacionadas à formação da identidade brasileira, sobretudo aquelas advindas dos Povos Indígenas, da Cultura Ibérica e da África Negra?Todas as obras abaixo tentam responder este questionamento.Com exceção de :
a. Parede da Memória, 1994, de Rosalina Paulino
b. A Criação de Adão de Michelângelo
c. Adereços Cerimoniais, da tribo Kayabi MT, Brasil;
d. O Jantar, de Jean-Baptiste Debret

10. Quais teriam sido os impactos da Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão (Assembleia Nacional Constituinte, França, 1789) na vida dos sans-culottes e os impactos da Constituição Federal, Capítulo II, Direitos Sociais Fundamentais Artigos do 6.º ao 11 (Congresso Nacional Constituinte,Brasil, 1988) na vida dos excluídos, das minorias no Brasil.Nessa perspectiva de comparação, nota-se que, na tragédia ..................................................... de William Shakespeare revela a discriminação cultural, racial e religiosa contra o estrangeiro negro.Completa-se com a obra:
a.Romeu e Julieta
b.Júlio César
c.Otelo, O mouro de Veneza
d.Sonho de uma noite de verão



11. Como explicar a desigualdade social brasileira considerando diferentes
enfoques sociológicos: dialético, funcionalista e compreensivo? Ainda no contexto
social brasileiro, é importante refletir a respeito da relação do indivíduo com as
mudanças microssociológicas que afetam seu cotidiano no que se refere à vida
familiar, ao casamento, à sexualidade, aos relacionamentos amorosos, à comunicação
interpessoal, aos modos de interação e diversão. Essas mudanças estão ilustradas
nas obras :(Uma delas não compõe sugestão do PAS)
a. Um Tarde na Grande Jatte, de George Seurat,
b. O Retrato de Adele Block Bauer (1907), Gustav Klint
c. Permonição de Salvador Dalí
d. Missamóvel, de Nelson Leirner

12.Será possível utilizar essa representação para analisar a sociedade atual?
Como hoje estão postas as questões relacionadas à sexualidade, à reprodução e ao
matrimônio? E as lutas de classe na contemporaneidade? Como classificar e nomear os diferentes grupos sociais? Com que critérios? Podemos refletir a respeito dessas questões na análise dos vídeos :(Um deles não foi sugerido)
a.Vida Maria de Márcio Ramos
b.Quem são eles? (Índios no Brasil), do Ministério da Educação,
c.Quanto vale ou é por quilo, de Sérgio Bianchi,
d Invasores ou excluídos, de Cesar Mendes, Dulcídio Siqueira e Universidade de Brasília

13.Os mesmos questionamentos podem ainda ser feitos em :
a. A Boa Educação, de Jean-Baptiste Chardin,
b. , no retrato Valentina, de Vik Muniz,
c. The river de Claude Monet em 1868.
d. O Torso de Adele, de A. Rodin

14. São exemplos da construção de ideias, valores e representações de si e do outro, bem como de uma diversidade crescente as seguintes obras:(Uma não está incluída.Qual?)
a.Rock das Cachorras, de Léo Jayme,interpretada por Eduardo Dusek;
b.Você não soube me amar –interpretada por Blitz
c.Quereres, de Caetano Veloso
d.Metamorfose ambulante de Raul Seixas

15. Os quadros abaixo levam à percepção de que a representação realística cede lugar a ideologias, alterando os aspectos representativos visuais, tornando-os mais expressivos e simbólicos, menos formais, e apresentando uma relação direta com o surgimento de ideologias e a transformação da imagem visual ao criar alegorias de momentos marcantes da humanidade.(Todas são indicadas pelo Pas,exceto:)
a. Sagração de Dom Pedro I, de Jean Baptiste Debret,
b. A noite estrelada de Van Gogh
c. A Liberdade Guiando o Povo, de Eugene Delacroix,
d. - 1091 Golfo de Nápoles com o Vesúvio ao fundo de Eliseu Visconti

16. Em relação ao contexto cultural nacional, é importante analisar e comparar obras de artistas europeus e brasileiros, como:(É exceção)
a. as esculturas Ave Maria, de Victor Brecheret, na necrópole de São Paulo- SP, com o O Torso de Adele, de Auguste Rodin,
b. Êxtase de Santa Teresa, de Bernini, o túmulo Ausência, de Galileo Emendabili, na necrópole do Morumbi, SP,
c. a s estátuas de Os Doze Passos da Paixão de Cristo, de A. F. Lisboa, o Aleijadinho, as pinturas O Ângelus, de Millet e O Naufrágio, de Willian Turner
d. Mona Lisa de Leonardo da Vinci e Guernica de Pablo Picasso

17. A obra Almanaque Brasil Socioambiental 2008: Qual dos itens não diz respeito à obra:
a.A conservação do ambiente está relacionada à preservação da biota sobre o Planeta.
b.Estimula debates emergenciais relacionados à necessidade de conscientização de que a biota em que os humanos vivem é essencial à sustentabilidade do Planeta.
c.Estimula o consumo de bens e serviços sustentáveis.
d. Conduz à compreensão de que a diversidade dos seres vivos decorre de um processo evolutivo

18. Na segunda etapa , formulam-se questões como: O que significa saber? O que
de fato se pode saber? Como se pode saber? O que fazer com esse saber? Como
formular um problema? Como distinguir verdade de falsidade? Como pensar com
método?Observam-se questionamentos dessa natureza perpassando esperanças e
alentos :(Exceto)
a. Cantata 140 (Wachet auf, ruft uns die Stimme), Coro 1 – Wachet auf, ruft uns die
Stimme; no Coro 4 – Zion hort die Wächter Singen; e Ária 6 – dueto soprano e baixo, de
Johann Sebastian Bach;
b. Woman de John Lennon
c.Kyrie e Lacrimosa da Missa de Réquiem, de W. Amadeus Mozart;
d. Kyrie e Ingemisco da Missa de Réquiem, do Pe José Maurício Nunes Garcia;

19. As músicas abaixo representam a diversidade regional e a identificação das manifestações musicais com o ambiente rural e urbano brasileiro. Com exceção de:
a. Feira de Mangaio, com Sivuca
b. Cio da terra com Pena Branca e Xavantinho
c Milongas para as missões, com Renato Borghetti
d Milongas para as missões, na versão de Vítor e Léo

20.A música dos séculos XX e XXI recebe grande influência de culturas e estilos que surgiram no século XIX e no início do século XX.São ritmos sugeridos pelo PAS:(Um deles não é)
a.rock (de Aerosmith)
b. baião (Feira de Mangaio e Forró Classudo)
c.milonga (Milongas para as missões)
d.chamamé (Para ti Ponta Porã)

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