ATENÇAO ALUNOS!!!

PARA CADA ETAPA DO PAS ,POSTAREI QUINZENALMENTE ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURAS,APRECIAÇÃO DE OBRAS DE ARTE E MÚSICAS DE ACORDO COM O SUBPROGRAMA DISPONÍVEL NO SITE DO CESPE/PAS/UNB.BOA SORTE.MARCELA

sábado, 22 de outubro de 2011

CONCLUSÃO DO TEXTO DISSERTATIVO

A conclusão é a parte final do texto, um resumo forte e breve de tudo o que já foi dito, cabe também a essa parte responder à questão proposta inicialmente, expondo uma avaliação final do assunto.
Na conclusão pode-se retomar a tese e criar impacto no leitor.

Raramente a conclusão pode vir na forma de interrogação ou representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogação, ela é meramente retórica e deve já ter sido respondida pelo texto. O elemento surpresa consiste quase sempre em uma citação científica, filosófica ou literária, em uma formulação irônica ou em uma idéia reveladora que surpreenda o leitor e, ao mesmo tempo, dê novos significados ao texto.

Tipos de conclusão :

1)Concluindo com uma sugestão em resposta ao problema discutido

TEMA :AS LEIS DE TRANSITO

O caminho para tornar o trânsito menos assassino é inequívoco: pôr um fim à impunidade, ampliando a fiscalização e cassando a habilitação dos maus motoristas contumazes.

2)Concluindo por meio de uma dedução

TEMA:Indicador cultural

É claro que, diante de problemas emergenciais como fome, violência e descalabros na saúde e na educação, a cultura acaba sendo lançada para um segundo plano. O risco que corremos é o de que essa situação que deveria ser aguada se torne crônica e nós tratemos sempre a questão cultural como secundaria.

3)Concluindo por meio de uma síntese

TEMA :O país da favela

Retrato da exasperante desigualdade social do país, a convivência de bairros de alta renda com grandes favelas em nossos centros urbanos choca qualquer pessoa que ainda preserve alguma capacidade de observação e indignação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário