ATENÇAO ALUNOS!!!

PARA CADA ETAPA DO PAS ,POSTAREI QUINZENALMENTE ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURAS,APRECIAÇÃO DE OBRAS DE ARTE E MÚSICAS DE ACORDO COM O SUBPROGRAMA DISPONÍVEL NO SITE DO CESPE/PAS/UNB.BOA SORTE.MARCELA

terça-feira, 18 de outubro de 2011

TIPOS DE INTRODUÇÃO

a)Citação de argumentos:

Tema :Estatuto de desarmamento

Atualmente os brasileiros parecem ter que se conformar com uma triste realidade no momento em que ligam a TV ou lêem os jornais: o grande número de crimes hediondos cometidos com a manipulação de armas de fogo. No intuito de coibir esta prática,o Governo criou um projeto de lei que prevê grandes restrições à comercialização desses armamentos em nosso país.Nessa perspectiva aspectos comerciais,sociais e,principalmente humanos,devem ser avaliados para que se chegue a uma conclusão minimamente polemica sobre a questão.
Se eu fizer este tipo de introdução ,no desenvolvimento três parágrafos que argumentativos logo em seguida:os aspectos comerciais,os aspectos sociais e os aspectos humanos ( É neste a defesa da tese).

b)Contexto histórico:

Tema: Até que ponto o povo brasileiro é politicamente questionador?

Durante mais de duas décadas, desde o golpe militar até a eleição de Fernando Collor de Melo como presidente da República no fim dos anos 80, o brasileiro manteve-se distante das urnas. Não é difícil imaginar que nesse contexto de afastamento eleitoral, o brasileiro o brasileiro na teve-se distante da própria política. Hoje o cidadão vota mais por medo de punição do que por dever cívico e consciência da importância de seu voto.
Tema: Descatracalização da vida


c)Narração ou exemplo concreto

Tema: Intolerância no mundo contemporâneo

Onze de setembro de 2001. Neste dia o mundo parava completamente atônito em frente as telas de televisão vendo as torres gêmeas caírem.Contudo uma nova realidade emergia juntamente com a ameaça terrorista: a questão da intolerância no mundo contemporâneo as formas de combater em todos os níveis, esse mal.

d)Flashes.Frases nominais

Tema: Como o povo brasileiro deve lidar com crises

Crises econômicas. Crise ambiental. Crise de valores. Até mesmo crise de energia. Infelizmente é neste contexto de crises em que vive, ou sobrevive o brasileiro contemporâneo. Para lidar com essa situação, diversas deveriam ser tomadas, desde o investimento em educação, passando pelo combate aos corruptos, até a atenção à Floresta Amazônica.Somente desse modo pode-se evitar a saída derradeira: a porta do avião .

e)dados estatísticos:

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil

Pesquisas revelam que 70 %dos brasileiros enquadram-se em maior ou menor grau de intensidade em um dos maiores problemas educacionais do país: o analfabetismo funcional.essa disfunção ocorre quando a pessoa Le e escreve , mas não é capaz de entender o que foi lido.Sem dúvida tal malefício traz prejuízo a ao individuo e a sociedade,devendo ser combatido na sua raiz mais profunda,a educação de base.

f) Citação: Você pode citar trechos de músicas, pensamentos de filósofos, pensamentos de poesias,frases de estudiosos ou intelectuais,etc.

Tema: Observância das leis

Segundo o filosofo grego Aristóteles “a lei é a razão livre da paixão”.A julgar pelo panorama atual ,esse precioso ensinamento vem sendo constantemente desvirtuado.Para muitos a lei funciona como um sinônimo de interesses e desejos pessoais revela-se elemento inerente à observância das leis.E o que é pior ,pode ser pretexto para que esta não seja sequer cumprida.

g)Visão geral do assunto ou conceituação:

Tema:A importância da família para um individuo contemporâneo

Em sua etimologia, educar significa elevar, conduzir para um patamar superior. No contexto contemporâneo a condução de um individuo a um plano mais elevado depende de diversos elementos, seja a escola como meio social, seja a índole de cada um. No entanto, tudo indica que o há um fator mais essencial do que todos os outros: a presença da família.

h)Questionamentos:que levem o leitor a construir um raciocínio com leitor.os questionamentos devem ser respondidos ao longo do texto.

Tema:Identidade cultural brasileira

Muito se discute sobre a existência de uma identidade cultural do brasileiro.De fato,em um contexto de globalização como o que vivemos, as dúvidas sobre a brasilidade tendem a surgir.Neste sentido cabe perguntar:o que é identidade cultural?Estamos sendo vítimas de dominação estrangeira?Podemos perder nossas principais características?É possível se opor á globalização reafirmando nossos traços?

Nenhum comentário:

Postar um comentário