ATENÇAO ALUNOS!!!

PARA CADA ETAPA DO PAS ,POSTAREI QUINZENALMENTE ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURAS,APRECIAÇÃO DE OBRAS DE ARTE E MÚSICAS DE ACORDO COM O SUBPROGRAMA DISPONÍVEL NO SITE DO CESPE/PAS/UNB.BOA SORTE.MARCELA

sábado, 22 de outubro de 2011

Desenvolvimento do texto Dissertativo

É o momento em que se defende o ponto de vista acerca do tema proposto. Deve-se atentar para não deixar de abordar nenhum item proposto na introdução.
Pode estar dividido em 2 ou 3 parágrafos e corresponde a umas 20 linhas, aproximadamente.
A abordagem depende da técnica definida na introdução.
A distribuição da argumentação em parágrafos depende, também, da técnica adotada.Você pode apresentar:
• A)3 argumentos - um parágrafo explica cada um dos argumentos
• B)causas e conseqüências - Para encontrarmos uma CAUSA , perguntamos: Por quê?
• No sentido de encontrar uma CONSEQÜÊNCIA para o problema
• enfocado cabe a seguinte pergunta: O que acontece em razão disso?
• C)prós e contras - são as mesmas opções da técnica de causas e conseqüências, substituídas por prós e contras ou aspectos positivos e negativos sobre determinado assunto.
• D)abordagem histórica - compara-se o antes e o hoje, elucidando os motivos e conseqüências dessas transformações. Cuidado com dados como datas, nomes etc. de que não se tenha certeza.
• E)abordagem comparativa - usam-se duas idéias centrais para serem relacionadas no decorrer do texto. A relação destacada pode ser de identificação, de comparação ou as duas ao mesmo tempo.Você pode comparar por exemplo masculino x feminino;zona rural x zona urbana;país A x país B;professor x aluno ; etc.
É muito importante manter uma abordagem mais ampla, mostrar os dois lados da questão. O texto esquematizado previamente reflete organização e técnica, valorizando bastante a redação. Logo, um texto equilibrado tem mais chances de receber melhores conceitos dos avaliadores, por demonstrar que o candidato se empenhou para construí-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário